Vou começar a tratar um assunto sério, diretamente ligado a vida de todo cidadão, muito mais do que você pensa!
Vamos por partes:
A Greve: inventada no início da revolução industrial era a única forma que o trabalhador tinha de reinvindicar algo, suprimindo-se do seu dever de trabalho gerando um prejuízo ao patrão. Não se trata de uma barganha, mas de uma chantagem! Não trabalho até que você se comprometa a cumprir nossas demandas!
Hoje em dia, com um mar de desempregados, como essa chantagem se aplica?
Por meio do terrorismo! da força, na marra!
Já dizia o ditado: os incomodados que se mudem!
ou quem sabe o outro ditado: a porta da rua é serventia da casa!
Pois bem... não é pelo fato de haver um mar de funcionários suplentes que devemos ser favoráveis a exploração, ao subjulgo de alguém... Na verdade sou muito favorável a um ditado tão velho quanto esses, mas muito mais sábio: O COMBINADO NÃO SAI CARO!
É o seguinte: você vai trabalhar para empresa, por um período de horas COMBINADO, por um salário COMBINADO e com as questões trabalhistas COMBINADAS!
Nem mais, nem menos.
Se você se achar explorado, reclame com quem de direito... denuncie a justiça trabalhista ou ao Papa. MAS TENHA EM MENTE QUE VC SE COMPROMETEU A TRABALHAR!
Não faz sentido que um trabalhador ache que a chantagem de NÃO TRABALHAR, fará com que seu chefe o premie com uma folga remunerada e aumentos de salários e benefícios extra-combinação inicial na admissão. QUAL É A LÓGICA DISSO?
Se eu fosse um cobrador de ônibus, por exempo, em vez de prejudicar milhares de passageiros eu abriria a chance de TODOS pularem a catraca, abriria as portas dos ônibus sem cobrança de passagem. Daria o pejuízo ao empresário, mas teria o povo do meu lado!
Você não trabalha pro seu chefe, você trabalha para os seus clientes pelo seu salário! Entendeu a diferença?
Acho muito digno trabalhadores que tem a visão de que seus empregos estão a perigo e fazem de tudo para a empresa melhorar e exigem umaparticipação equalitária no lucro extra-projetado da empresa.
Isso sim deve ser motivo de luta, de batalha... mas infelizmente estamos acostumados a ver grupelhos se impondo a força por lutas imbecis de causas mortas ou banais...
mas isso eu tratarei no próximo texto: A FAMOSA GREVE DOS ESTUDANTES DA USP! como se alguém estivesse preocupado com o fato DELES terem de perder férias estudando pq quiseram fazer farra enão deixar os outros estudarem, motivados por gritos de ordem tão velhos que nem os bisnetos de Lenin acreditariam. Nada como ver meia dúzia de Che-guevarianos de boutique aprontando confusão pelos motivos errados.